quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uma dúvida: “dor no ciático” será que eu tenho?

O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do corpo. Vai do final da coluna, passa pelo bumbum e pela parte de trás da perna até chegar nos pés. Quando ocorre algum tipo de compressão ou de inflamação em qualquer parte deste percurso o nervo pode doer. E dói demais!!

A dor pode acontecer em qualquer momento, na forma de pontadas, pequenos “choques”, formigamento ou queimação. Costuma atacar com mais freqüência a parte mais baixa da coluna, um dos lados do bumbum ou atrás da coxa. A intensidade e duração variam de pessoa para pessoa e dependem da causa da dor.

O que causa a dor ciática?

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns. A gravidez pode dar dor, pois também pode ocorrer a compressão do nervo quando o útero aumenta de tamanho. Outras formas de compressão: ficar muito tempo sentado de forma incorreta ou dormir em posições que causem compressão na região do nervo. Porém, a verdadeira dor ciática, a que é mais forte e mais intensa, tem origem na coluna vertebral.

O que fazer para melhorar a dor ciática?

O mais importante é tratar a causa da dor. Por isso, sempre que você tiver este tipo de dor, consulte um médico ortopedista para que ele possa orientar o tratamento corretamente. Nunca se automedique.

Como prevenir?

- pratique exercícios físicos regularmente e faça alongamentos. Alongar-se é muito importante para a saúde de músculos, tendões e nervos.

- procure se sentar em posições corretas. Nunca fique “torto”, colocando o peso do corpo em cima de uma perna só. Sua circulação funciona melhor se o sangue puder transitar livremente.

Evite causar em você mesmo congestionamentos desnecessários!

Viva livre e com saúde!

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog